Saiba mais sobre o Crossfit

Meu nome é Dani e antes de ler esse texto, entre no nosso grupo de Whatsapp.

blog-image

O CrossFit teve seu início no final dos anos 90, na Califórnia, quando o ex-ginasta Greg Glassman desenvolveu um método de treinamento com o objetivo de obter condicionamento físico de forma geral, utilizando exercícios de alta intensidade.

Quando criança, Greg Glassman teve poliomielite e usou a ginástica para recuperar sua força. Durante seu treino ele percebeu que se usasse halteres e uma barra, ele poderia ser mais forte que os outros atletas que só usavam o peso do corpo para se exercitar.

Glassman abriu sua primeira academia em 1995, foi treinador do Departamento de Polícia de Santa Cruz. Em 2000, a marca CrossFit foi estabelecida, e ao longo do tempo as academias foram surgindo nos Estados Unidos. No início eram 13 e hoje mais de 10.000 academias filiadas a marca, em mais de 97 países.

É um fenômeno do mundo fitness e tem despertado o interesse de atletas e praticantes da musculação por sua metodologia eficaz de exercício e os investidores tem interessado seu modelo de negócio.

O crescimento nos últimos 10 anos explica o fato de ser um treino sem rotina fixa, já que eles contam com o WOD “Workout of the Day” (O Treino do Dia), ou seja, cada treino é uma sequência com um desafio diferente, que têm o papel de forçar o praticante a desempenhar o seu melhor, como se estivesse em uma competição de verdade, o que torna o CrossFit nada monótono

O WOD pode ser contado por tempo, repetições ou carga, depende do exercício proposto o que gera mais motivação e resultados para os praticantes. O professor de Educação Física que faz a certificação CrossFit torna-se um Coach, determinando a missão que o praticante realizará no dia.

Os treinos de CrossFit duram em média uma hora e são divididos em quatro fases: aquecimento (Warm Up), parte técnica (Skill), atividade do dia (Workout of the Day) ou missão (Wod) e alongamento.

Durante o aquecimento, são estabelecidos cinco rounds (atividades diferentes) que devem ser feitas em um determinado período de tempo, o maior número de vezes possível. Já no wod, o aluno tem que praticar um número certo de exercícios no menor período de tempo possível.

Glassman utilizou 10 capacidades físicas para criar o Método CrossFit:

Força: Movimento uniforme de um corpo, cessando seu estado de repouso.
Flexibilidade: Máximo de amplitude de uma articulação.
Velocidade: O tempo que leva um movimento em um espaço percorrido.
Equilíbrio: Controlar o centro de gravidade do corpo.
Resistência muscular: Habilidade do sistema muscular em coletar, processar e utilizar energia para mover-se.
Potência: Capacidade de gerar a maior energia no menor tempo possível.
Coordenação: Combinar determinados movimentos em um movimento diferente e único.
Precisão: Controlar o movimento numa direção e intensidade definida.
Resistência cardiovascular: Habilidade do corpo em coletar, processar e integrar oxigênio para os sistemas que o consomem.
Agilidade: Diminuir o tempo de transição entre um padrão de movimento e outro.


O Sistema Metabólico gerado pelo CrossFit:

Sistema ATP de energia imediata
Glicólise anaeróbica
Sistema de oxigênio.

Crossfit ou musculação?

O CrossFit por ser mais competitivo, acaba tendo mais alunos dedicados já que a maioria dos praticantes se preocupam em dar o seu melhor para ganhar aquele desafio, como consequência de um treino feito corretamente e com alta intensidade, o resultado vem.

Com isso a fama que o CrossFit traz mais resultados cresce a cada dia, mas na verdade o resultado tem mais a ver com a dedicação do aluno do que com o método da modalidade escolhida.

DICAS PARA UM BOM TREINAMENTO:


  • Pratique Crossfit em uma Box Oficial (que tem o aval Crossfit) e com a supervisão de treinadores certificados.
  • Faça aquecimento adequado, que trabalhe o corpo com movimentos funcionais. Com ele vc pode prevenir diversos tipos de lesão.
  • Conheça seus limites e não os ultrapasse. Sinalize ao seu treinador se sentir algum desconforto na prática de um exercício.
  • Siga apenas as orientações de seu treinador. É ele quem conhece seus limites, qualidades e deficiências e pode evitar que informações equivocadas tragam resultados indesejados.
  • Tenha atenção redobrada nos exercícios de agachamento. Os joelhos são bastante exigidos.
  • Ao levantar peso com os braços tenha consciência do movimento. Os ombros podem sofrer algum tipo de lesão.
  • Postura: preserve a coluna. Se fizer um movimento sem cuidado ou de maneira brusca, é possível adquirir hérnia de disco.
  • Se necessário, utilize produtos específicos e de qualidade que ofereçam proteção e estabilidade para o seu treinamento como, meias de compressão, joelheiras, cintas, etc.
  • Alimente-se corretamente. Mantenha uma dieta saudável e equilibrada com a ajuda de um nutricionista, ele pode preparar dietas específicas para treinos, pós-treinos e competições.
  • Faça um diário de treinamento. Com ele vc pode avaliar seu desempenho, ver pontos falhos e definir metas realistas.
  • Movimente-se e divirta-se! Lembre-se que a mobilidade é a chave para uma vida saudável, plena e feliz!






Ebooks gratuitos de Fisioterapia clicando aqui . Informações sobre Curso sobre Quadril clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.