Carreira do Personal Trainer

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Nos dias atuais, além da busca por um corpo mais bonito, as pessoas almejam um estilo de vida mais saudável, com a mudança de hábitos de vida e de alimentação.

Sendo assim, essas pessoas passaram a procurar academias e/ou lugares que ofereçam uma prática sistemática de exercícios. Além disso, passaram a exigir um atendimento de qualidade e direcionado aos seus objetivos.

Nesse contexto, aparece o personal trainer com o objetivo de avaliar, organizar, prescrever e orientar a prática de atividades físicas estruturadas com base em princípios do treinamento desportivo, da biomecânica e da fisiologia do exercício. E, juntamente com esses princípios hoje está mais evidente o parâmetro psicológico influenciando o treinamento que deverá ser individualizado ou para grupos especiais.

As principais características deste profissional são:

Ética;

Profissionalismo;

Conhecimento técnico e científico;

Curiosidade em estar sempre procurando conhecimento.

Carreira
Deve ser construída com bases sólidas, ou seja, o profissional pode durante a sua formação acadêmica buscar vivências em academias, clubes, entre outros. Com diversas modalidades e frente a clientes heterogêneos, o aprendizado será mais completo e o profissional estará preparado para atender diferentes tipos de alunos com suas particularides. Não havendo essa possibilidade, deve acompanhar o trabalho de outros profissionais e estudar os nichos de mercado para saber que público e linha de trabalho que almeja.

Desde os anos 90, a carreira de personal deu um salto, começou a ganhar destaque desde que atrizes famosas buscaram esses profissionais para desenvolver seu treinamento. Hoje continua em voga, pois as pessoas além de buscarem qualidade de vida, buscam profissionais competentes, com boa formação, atenção e que colaborem da melhor maneira possível para hábitos de vida saudável. O personal trainer, é uma figura fundamental já que prescreve um treinamento direcionado ao objetivo que a pessoa busca.

A remuneração varia conforme estado/cidade onde atua.

Dificuldades na carreira
Talvez a maior dificuldade esteja na obrigatoriedade do personal trabalhar na sua divulgação, como atender seu cliente, na venda de seus serviços, na administração financeira de seu negócio e na área operacional já que ele é visto como uma empresa de uma pessoa só. E em uma empresa cada uma dessas atribuições é de competência de um setor.

Assim ele tem que conquistar e manter seus clientes satisfeitos explorando muitas vezes ferramentas que fogem ao domínio do profissional de educação física como marketing pessoal, técnicas de atendimento e estratégias de venda, por exemplo.

Exigências legais para ser um Personal Trainer
O profissional que quer atuar na prescrição de atividades físicas deve estar devidamente registrado junto ao CREF- Conselho regional de educação física de sua região. Para isso já deve ter concluído ou estar em fase de conclusão do curso superior em Educação Física.

Só para lembrar, que tudo que entra no Brasil como área fitness é de competência do professor de educação física.

Com o seu registro devidamente em dia, o profissional pode atuar sendo contratado por academias e clubes, por exemplo. Ou poderá atuar como autônomo ou hoje se tem a possibilidade de ser empreendedor individual. Para atuar como MEI (microempreendedor individual) pode procurar uma unidade do SEBRAE ou a prefeitura da sua cidade para se informar e também acessar o site www.portaldoempreendedor.gov.br.

Dicas para empreender na sua carreira

  • Reaprendizagem e reciclagem constantes: as mudanças e evolução da ciência obriga o profissional a estar sempre atualizado;
  • Estar preparado para a concorrência;
  • Negociação: o profissional deve buscar um clima de confiança com o cliente para fazer um bom negócio para ambas às partes;
  • Atendimento ao cliente é o que diferencia um profissional do outro;
  • A imagem do profissional conta muito. Não há necessidade de ter o corpo magérrimo, mas com uma apresentação saudável;
  • Ser autêntico. Nada melhor que ser você mesmo. Cada profissional tem uma forma particular de apresentar seu serviço. Não tente imitar outros profissionais;
  • Mostrar sinceridade sempre. Se não sabe a respeito de algum tema, diga ao seu cliente que vai procurar averiguar. O cliente abandonará seus serviços se perceber que está enrolando;
  • Procure criar, programar, modificar a rotina da aula. Sempre em sintonia com os desejos do cliente;
  • Aprenda com os erros: as pessoas que dão certo não escapam de cometer erros. Eles acontecem o tempo inteiro e são importantes para lidarmos com as mudanças;
  • Manter-se ativo fisicamente. Estudos sugerem uma correlação muito forte entre condição física e estado de alerta. Portanto, planejar uma rotina de exercícios pessoais faz bem e o aluno se espelha no professor;
  • Saber comunicar-se com os clientes, ouvir suas sugestões, o que acham do local que praticam os exercícios, etc. Um feedback aumenta sua confiança no seu trabalho;
  • Descubra porque seus alunos escolheram você, isso é uma chave para seu sucesso;
  • Fidelize seu aluno sendo um relações públicas, ou seja, telefone no dia do aniversário de seu aluno, envie cartões nas datas festivas, envie copias de reportagem que destacam o tipo de trabalho que você está realizando com ele ou de revistas e jornais que você por ventura for entrevistado. Mantenha-o sempre informado sobre o progresso de seus exercícios. Isso é uma poderosa ferramenta de marketing;
  • Coloque-se na situação do cliente: Como você se sente fazendo a aula que dá para seu aluno? Se possível filme a aula e pense se o aluno teve motivação adequada. Assim estará aprimorando sua técnica;
  • Mantenha uma relação de amizade com seu cliente/aluno, crie vínculos. Mas lembre-se: amizade, amizade, negócios a parte. Se ele perceber que não está tendo resultados com você como profissional, não pensará duas vezes para deixá-lo;
  • Pontos que podem destruir sua carreira: dúvida- quando você começa a duvidar da sua capacidade, do seu serviço, seu negócio está comprometido; desânimo- o baixo astral é contagiante; despreparo- a informação vale ouro, conheça o máximo possível da ciência da atividade física, estude e acompanhe os novos programas de personal training que surgirem no mercado; desprezo- jamais despreze seu concorrente, não se considere melhor, isso será o início de sua derrota;
  • Lembre-se: você é uma empresa que vende serviços de aptidão física. E tem como objetivo conquistar o cliente e satisfazer o desejo dele a fim de mantê-lo fiel a você. Por isso, trate a sua empresa com amor, dedicação e respeito. Cuide-se!





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